Seminário

Nos dias 3 e 4 de setembro, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) realizarão o Seminário Internacional “Papel do Estado no Século XXI: desafios para a gestão pública”.

O evento acontecerá no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), e reunirá lideranças governamentais, pensadores nacionais e internacionais para debater o futuro do Estado e os desafios postos aos seus líderes para fortalecer a gestão pública como instrumento catalisador do processo de desenvolvimento das nações.

Voltado a gestores e altos executivos que atuam na administração pública, lideranças empresariais, acadêmicos e pesquisadores, o seminário visa gerar reflexão, trazer conhecimentos e fomentar debates sobre temas estruturantes como sustentabilidade, regulação, modelos de desenvolvimento, inovação e governança, além de estimular a discussão de novos pressupostos e estratégias que favoreçam a ampliação da efetividade e da qualidade nos serviços públicos.

Os governos nacionais enfrentam atualmente novos desafios em relação ao protagonismo do Estado como promotor de desenvolvimento econômico e social. Nos anos 1980 e 1990, o debate era influenciado pela crise fiscal e, consequentemente, por ideias de redução das suas responsabilidades. Hoje em dia, a crise dos modelos econômicos tradicionais e a nova configuração da economia internacional traz à tona discussões que se voltam ao fortalecimento da gestão pública por meio da construção de novas capacidades, do fomento e da inovação nos arranjos de governança, e da concepção de estratégias que possam apontar para um projeto de desenvolvimento compatível com as oportunidades e desafios que se colocam aos Estados nacionais.

Metodologia – Durante dois dias, serão realizadas sessões magnas e  painéis, que abordarão os seguintes temas: O Estado desenvolvimentista; O Estado empreendedor; Governança e sustentabilidade; Governança fiscal; Desenvolvimento e inovação; Desafios para o desenvolvimento brasileiro; Desafios para o desenvolvimento latino-americano e Desafios para o desenvolvimento de países emergentes. 

Nessas conferências magnas, estarão em discussão os subtemas:

  • Construção do Estado desenvolvimentista do século XXI: possibilidades e desafios;
  • Desmascarando o mito do setor público versus o setor privado;
  • Economia verde, mudança institucional e sustentabilidade de longo prazo;
  • Desenvolvimento sustentável pós-agenda de 2015;
  • Governança fiscal: O que mudou?;
  • Diálogos entre políticas industriais e de inovação;
  • Inovação e desenvolvimento: restrições à propriedade intelectual;
  • Governança do conhecimento: reafirmando o interesse público;
  • Dimensões estratégicas do desenvolvimento brasileiro;
  • Desafios para o desenvolvimento de países emergentes em uma era global.

Seminário Internacional “Papel do Estado no Século XXI: desafios para a gestão pública” é patrocinado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Conselho Nacional do Sesi, e conta com o apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), e da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).

O seminário visa gerar reflexão, trazer conhecimentos e fomentar debates sobre temas estruturantes como sustentabilidade, regulação, modelos de desenvolvimento, inovação e governança