Programação

1º Dia - 03 de setembro de 2015

8h

Credenciamento

8h30

ABERTURA

Nelson Barbosa, Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Brasil.

Luciano Coutinho, Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Brasil.

Gleisson Rubin, Presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Brasil.

Paulo José Galli, Vice-Presidente de Governo da Caixa, Brasil.

Jorge Chediek, Coordenador-Residente do Sistema das Nações Unidas e Representante-Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Brasil.

Antonio Prado, Secretário-Executivo Adjunto da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), Chile.

 

9h30

SESSÃO MAGNA 1: O Estado Desenvolvimentista

Moderador – Miguel Ragone, Chefe de Gabinete do Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Brasil.

Da intervenção à formação de mercados: implicações para o crescimento inclusivo inteligente – Mariana Mazzucato, Professora de Economia da Inovação da Unidade de Pesquisa em Ciência Política da Universidade de Sussex, Reino Unido.

10h

Programa de Investimento em Logística: Uma Agenda de Desenvolvimento para o Brasil – Dyogo Henrique de Oliveira, Secretário-Executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Brasil.

10h30

Perguntas e Respostas

10h45

Coffee break

11h

SESSÃO MAGNA 2: O Estado Empreendedor: Visões de Futuro

Moderador – Gleisson Rubin, Presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Brasil.

Diálogos entre Políticas Industriais e de Inovação – Giovanni Dosi, Professor de Economia na Escola de Estudos Avançados de Sant’Anna, em Pisa, Itália, e Professor Honorário da Universidade de Sussex, Reino Unido.

 

11h30

O Estado Empreendedor Brasileiro: Dois Casos de Sucesso – Luiz Bevilacqua, Professor Emérito da COPPE – UFRJ, Brasil.

12h

Perguntas e Respostas

12h30

Almoço

14h30

SESSÃO INTERATIVA 1: Governança e Sustentabilidade

Moderador – Francisco Gaetani, Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente, Brasil.

Economia Verde, Mudança Institucional e Sustentabilidade de Longo Prazo – John Mathews, Professor de Gestão Estratégica da Macquarie Escola de Gestão (MGSM), Austrália.

 

SESSÃO INTERATIVA 2: Desafios para o Desenvolvimento daAmérica Latina

Moderador – Alexandre Gomide, Chefe da Assessoria Técnica da Presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Brasil.

Planejamento e Prospectivas da América Latina para o Desenvolvimento Sustentável – Jorge Mattar, Diretor do Instituto Latino-americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (Ilpes), da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), Chile.

 

15h00

Desenvolvimento Sustentável Pós-Agenda de 2015 – Rômulo Paes de Sousa, Diretor do Rio+ Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, Brasil.

Desafio para o Desenvolvimento: O Novo Contexto – Francisco Eduardo Pires de Souza, Assessor da Diretoria de Planejamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Brasil.

Desenvolvimento e Crise: Desafio e Impasses da Agenda Democrática – Diogo de Sant’Ana, Chefe da Assessoria Especial da Casa Civil da Presidência da República, Brasil.

15h30

Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas

16h

Coffee break

16h30

SESSÃO MAGNA 3: Financiamento do desenvolvimento: desafios e perspectivas

Moderador: Manoel Pires, Chefe da Assessoria Econômica, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Brasil

Governança Fiscal: O que mudou? – Jan Kregel, Pesquisador Sênior do Instituto Levy de Economia e Diretor do Programa de Política Monetária e Estrutura Fiscal do Bard College, Estados Unidos.

17h

Os bancos multilaterais de desenvolvimento e a governança internacional – Paulo Nogueira Batista Júnior, Economista, Vice-Presidente do Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS, Xangai.

 

 

17h30

Perguntas e Respostas

18h

Encerramento

18h30

Coquetel

2º Dia - 04 de setembro de 2015

9h

SESSÃO MAGNA 4: Desenvolvimento e inovação

Moderadora: Vânia Vieira, Chefe da Assessoria Especial para a Modernização da Gestão, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Brasil

Inovação e desenvolvimento: restrições à propriedade intelectual – Benjamin Coriat, Professor de Economia na Universidade Paris 13, França.

9h30

Governança do conhecimento: reafirmando o interesse público – Leonardo Burlamaqui, Professor de Economia da UERJ e Pesquisador do Instituto Levy de Economia, Brasil.

10h

Perguntas e Respostas 

10h30

Coffee break

11h

SESSÃO MAGNA 5: Desafios para o desenvolvimento brasileiro

Moderador: Gilson Bittencourt, Secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Brasil.

Dimensões estratégicas do desenvolvimento brasileiro – Mariano Francisco Laplane, Presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Brasil.

11h30

Avanços e Desafios para o Desenvolvimento Social no Brasil – Tiago Falcão, Secretário Extraordinário para a Superação da Extrema Pobreza, MDS, Brasil.

12h00

Perguntas e Respostas 

12h30

Almoço

14h30

Sessão Interativa 3: Desafios para as políticas públicas

Moderador: Paulo Calmon, Professor do Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília, Brasil

Desenvolvimento em sociedades desiguais – Celia Lessa Kerstenetzky, Professora da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil.

“As políticas públicas podem melhorar as taxas de crescimento econômico?” – Thomas Trebat, Diretor do Columbia Global Center na América Latina, Estados Unidos.

Sessão Interativa 4: Estratégias e governança no século XXI

Moderadora: Marizaura Camões, Diretora de Comunicação e Pesquisa, Escola Nacional de Administração Pública, Brasil

Capacidades estatais como desafio para as Políticas Públicas, Renato Boschi, Professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED), Brasil.

Estratégias alternativas e o papel da governança: a experiência chinesa – Anna Jaguaribe, Instituto de Estudos Brasil-China (IBRACH).

Do catching up à fronteira tecnológica: Desafios para a governança do conhecimento, Ana Célia Castro, Professora Titular do Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.

15h30

Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas

16h

Coffee break

16h30

SESSÃO MAGNA 6: Desafios para o desenvolvimento de países emergentes

Moderador: Esther Dweck, Secretária de Orçamento Federal, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Brasil

Desafios para o desenvolvimento de países emergentes em uma era global, Robert Wade, Professor de Política Econômica e Desenvolvimento da London School of Economics (LSE), Inglaterra.

17h

Estado, sociedade e mercado, uma nova equação a ser montada, Antonio Prado, Secretario Executivo Adjunto, Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL)

17h30

Perguntas e Respostas

18h

ENCERRAMENTO

Gleisson Rubin, Presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Brasil.

Ana Célia Castro, Professora Titular do Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.